10° ENCONTRO ESTADUAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO PR

CAPA ENCONTRO DAS ACAD cópiaA  ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS promove nos dias 26 e 27 de setembro de 2015,  o 10° Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, no Teatro Municipal de Cascavel +  De 22 a 27 de Setembro, os seguintes eventos paralelos no mesmo local:  IX Primavera das Letras  – 1ª Virada Literária de Cascavel – Parcerias Poéticas XI  – 1ª Expo/Livros de Cascavel (ACL/Livrai-nos) – 4º Encontro Regional dos Escritores (Cascavel e Região) – Cadastro Regional dos Escritores e muito mais.

BOLSHOIO 10° Encontro Estadual das Academias de Letras do Estado do Paraná em Cascavel, acontecerá no Teatro Municipal de Cascavel, dotado de uma das mais modernas infra-estruturas cênicas do Brasil, recentemente inaugurado com o ballet, a suite Dom Quixote, pela Escola Bolshoi Brasil, de Joinville, SC.

A PROGRAMAÇÃO DO 10° ENCONTRO PROPRIAMENTE DITO:

DIA 26/09/2015 (SÁBADO) :

MANHÃ:

08h:00:  ACOLHIDA E INSCRIÇÕES – A partir das 8 horas, com a recepção, acolhida dos encontristas e inscrição das Academias participantes e seus membros credenciados.

9h;00′: ABERTURA SOLENE DO ENCONTRO – Início do Evento propriamente dito. Abertura Oficial, no espaço da Nave Principal do Teatro Municipal de Cascavel, com a presença dos acadêmicos representantes das Academias do Estado do Paraná e entidades literárias congêneres, autoridades e convidados especiais, dando início aos trabalhos do 10° Encontro.

10h:15′: PALESTRA PRÓ-MEMÓRIA – Palestrante, professor doutor Vander Piaia, docente da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, sobre a história da colonização do Oeste do Paraná, com destaque para a historicidade da fundação de Cascavel, objeto da sua tese de doutorado e livro editado. Após a exposição, haverá breve momento para intervenções dos presentes.

11h10:  FOTOS OFICIAIS DO ENCONTRO

11h:20: INTERVALO/ COFFEE BREAK 

11h35: MOMENTO DAS ACADEMIAS I – Início da interação inter-academias, com a explicitação detalhada da programação, avisos, comunicações, encaminhamentos, inscrições, escolha dos expositores e relatores, para três breves momentos destinados ao debate dos principais assuntos-pauta do Encontro, com destaque para os temas: a) Da importância dos Encontros Estaduais de Academias de Letras; b) Da Importância e Desafios do Movimento Acadêmico; c) Cultura e Política. (Pede-se reflexão prévia sobre esses temas aos participantes, desde já.)

12h:30′: ALMOÇO 

TARDE:

14h:15: MOMENTO DAS ACADEMIAS II  – Exposição e debate sobre os temas referidos no MOMENTO I.

15h:00′: INTERVALO/ COFFEE BREAK

15h:45′: MOMENTO DAS ACADEMIAS III – Continuidade das Exposições e debates sobre os temas propostos e suas conclusões.

17h:45′: INTERVALO (HOTEL) – Preparação para a programação da noite:

NOITE:

19h:30: MOMENTO ARTÍSTICO – Momento artístico do FESTIVAL DE DANÇA, nave principal do Teatro Municipal de Cascavel, tendo como convidados especiais os participantes do Encontro, autoridades e convidados + convites estendidos aos expectadores do Festival.

21h:30′: JANTAR SOLENE  – Jantar de gala e breve sarau do Encontro, no Hotel Copas Verdes, com os acadêmicos, associados especiais, autoridades e convidados. Trajes: Convidados: esporte fino completo. Acadêmicos e Associados Especiais: esporte fino completo+pelerine.

10. ENCERAMENTO DAS ATIVIDADES DO SÁBADO. – ??h:00 –

DIA 27/09/2015 (DOMINGO)

MANHÃ:

08h:00′: REINÍCIO DAS ATIVIDADES DO ENCONTRO: 

2. VISITA GUIADA ÀS ATRAÇÕES PARALELAS DO ENCONTRO:
2.1
. Parcerias Poéticas XI ( Poemas Ilustrados)
2.2. Expo/Livros, exposição de livros de autores locais, regionais e convidados. Venda e escambo (troca de livros entre os autores presentes).
2.3. Lançamentos de livros (novos não lançados ainda) com autores locais, convidados e/ou autores visitantes inscritos previamente.

09h:00′: MOMENTO IV DAS ACADEMIAS – Assuntos gerais – Próximo Encontro – Depoimentos – Carta de Cascavel.

10h:30; INTERVALO’ – COFFE BREAK

11h:00: VISITA Á SEDE DA ACL – a) Inauguração da foto do Acadêmico Benemérito da ACL, FRANCISCO FILIPAK, da Academia Paranaense de Letras, in memoriam. b) Visita à Biblioteca e da Editora OCL/EDIGRAF.

11:45: MOMENTO DA ASSOCIAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO ESTADO DO PARANÁ – Eleição da Segunda Diretoria.

12:30′: ALMOÇO E ENCERRAMENTO DO ENCONTRO.

VOLTAR AO FACE – VOLTAR AO FACE – VOLTAR AO FACE

ACL/ANO 10 – BOLETIM DE NOTÍCIAS EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
A REALIZAR-SE NO DIA 07-05-2015 – 19:00 HORAS NA SEDE DE ACL 
RUA SOUZA NAVES, 2849 – CASCAVEL-PR 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 07-05-2015

——————————————————————————————————————-

IR PARA O FACE DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS

PARCERIAS POÉTICAS IX

PRIMAVERADAS LETRAS 2014: PARCERIAS POÉTICAS IX – (NEW)

MINI BANNER PARCERIAS IX

SOBRE O EVENTO PARCERIAS POÉTICAS IX 

Parcerias Poéticas, é um projeto do calendário permanente da Academia Cascavelense de Letras, que foi adotado e inserido no Calendário da Secretaria Municipal da Cultura, via Biblioteca Pública Sandálio dos Santos e MAC – Museu de Arte de Cascavel, desde 2007, com duas versões anuais nos meses de Maio (Maio das Letras) e Setembro (Primavera das Letras), reunindo uma coletânea de 22 poemas ilustrados por vez, no formato A3, expostos em Painéis na Sala Verde aberta à visitação pública, gratuita, nos horário de funcionamento da Biblioteca.

PARCERIAS POÉTICAS IX

Na sua nona versão PARCERIAS POÉTICAS reúne cinco poetas da Academia Cascavelense de Letras, a saber: Antonio de Jesus, Beatriz Dal Molin, Helena Sória, Maria Lucia Kleinhans Pereira e Tere Tavares, com um total de 22 painéis  e 17 poemas ilustrados.

PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA

1. Abertura Oficial da Mostra, no dia 05 de setembro, a partir das 19h:30, na Sala Verde da Biblioteca Pública Sandálio dos Santos, à Rua Paraná, 2786, em Cascavel, PR com a seguinte programação:

1.1. Abertura Oficial.
1.2. Momento Poético, com declamação de poemas pelos autores e convidados.
1.3. Lançamento do livro A LINGUAGEM DOS PÁSSAROS, da escritora e poetisaTere Tavares, editado nacionalmente pela Editora Patuá de São Paulo.
1.4. Apresentação da Coletânea PARCERIAS POÉTICAS 2014, reunindo os poemas ilustrados da mostra em formato impresso (Revista), editado pela Oficina Cascavelense de Livros, departamento de reprografia interno da ACL.
1.5. Coquetel.

A DURAÇÃO DA MOSTRA

A mostra PARCERIAS POÉTICAS IX, estará aberta à visitação pública gratuita, do dia 05 a 30 de setembro de 2014 na Sala Verde, no horário de funcionamento da Biblioteca.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O PROJETO
Mais informações adicionais sobre o Projeto Parcerias Poéticas, pelos telefones
3225-2598 e 3096-5575

MINI BIOGRAFIAS ILUSTRADAS DOS AUTORES DA MOSTRA:

TERE

 

JESUS

 

BIA

HELENA

 

MARIA LUCIA K

 

PS: APROVEITE E VEJA AS DEMAIS SEÇÕES DA PÁGINA DA ACADEMIA E APÓS VISITE TAMBÉM A  PÁGINA DA ACADEMIA NO FACEBOOK CLICANDO NO LINK ABAIXO, EM AZUL:

 PÁG. DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS NO FACE

UM DIÁLOGO ANGELICAL

ANJINHOS

AMIGOS NO CÉU

Dois anjinhos encantados e duas parecidas histórias para contarem…

– Oi! Meu nome é Lucas, seja bem vindo de volta à Morada Celestial. Eu estava a sua espera. Acompanhei a sua viagem à Terra, a sua saga e a sua missão a cumprir. Parecida com a minha. Foram só cem dias de puro amor. Meus pais terrenos. Meu irmão. Meus avós, tios, amigos… Eles me amaram igualzinho aos seus… Então, o Pai de todos os pais, me chamou de volta para a Casa, para onde voltam todos os anjos do Senhor… Até que eu gostava dos carinhos que recebi enquanto estive lá.

– Oi! Meu nome é Arthur. A sua história é bastante parecida com a minha. Uma curta viagem para marcar de amores a minha vida e a deles… Meu pai, minha mãe, minhas avós e uma porção de amigos à distância na mesma emoção de amar. Eles não sabiam da transitoriedade da minha visita nem a minha missão a cumprir… Se dependesse deles, eu estaria lá até hoje, tanto era o amor e os pedidos ao Pai para que ajudasse eles a cuidarem de mim…

E assim os dois anjinhos ficaram a conversar nas imensidões dos céus e do tempo nas paragens celestiais…

À distância, outros anjos que os precederam na Linha do Tempo, tudo ouviam e sabedores das dos sentimentos dos seres terrenos, combinavam como amenizar as dores da saudade que aqueles dois pequenos anjinhos deixaram no átimo de tempo que viveram num Planeta chamado Terra, tão carente do conhecimento dos desígnios do Pai…

   Antonio de Jesus

VOLTAR AO FACE – VOLTAR AO FACE- VOLTAR AO FACE

EVENTO LITERÁRIO: FLIC CASCAVEL

FESTIVAL DE LITERATURA E ARTE DE CASCAVEL – FLIC
Três dias voltados à literatura, cultura e as artes com a presença de autores, escritores, palestrantes e o público leitor, com destaque para a classe estudantil em todos os níveis.

FLIC CASCAVEL BASE FLIC

 FLIC – FESTIVAL DE LITERATURA E ARTE DE CASCAVEL

Acontece de 21 a 23 de Novembro de 2013 em Cascavel, PR, o primeiro FLIC, festival de Literatura e Artes de Cascavel, com intensa programação de natureza Literárias e Artística, tendo como palcos a Praça Wilson Jofre e o Colégio Eleodoro Ébano Pereira.

Evento da iniciativa do Núcleo Regional de Educação com apoio de diversas instituições de ensino de todos os níveis. Secretarias de Municipais de Educação, e Esportes, Academia Cascavelense de Letras, SESC, Editoras, o ponto de cultura e livraria LIVRAI-NOS, dentre outros. No Colégio Eleodoro, acontecerá uma intensa programação de natureza literária e científica, com oficinas e palestras voltadas para os corpos docentes e discentes, autores, escritores e demais interessados. Nos temas que serão debatidos, dentre outros, a democratização da leitura e a formação de novos leitores. Na praça Wilson Jofre, acontecerão várias atividades culturais e artísticas, com a presença de autores convidados que manterão contato com o público leitor, farão a exposição de suas obras e darão autógrafos aos interessados. Ponto alto na Praça será a exposição e venda de livros dos autores locais e regionais especialmente convidados.

LANÇAMENTOS, EXPOSIÇÃO E VENDA DE LIVROS
DE AUTORES CASCAVELENSES E REGIONAIS

Os autores estarão presentes e manterão contatos com os leitores concedendo autógrafos.

FLIC CASCAVEL BASE MÁRCIO C

FLIC CASCAVEL BASE LUCIA

FLIC CASCAVEL BASE tere ENTRE AS AGUAS

FLIC CASCAVEL BASE meus outros

FLIC CASCAVEL BASE ENCATADOR DE SEMPENTES

FLIC CASCAVEL BASE PARCERIAS P

FLIC CASCAVEL BASE UNIVERSOS P

FLIC CASCAVEL BASE fragmomentos

FOTOS E MEMÓRIAS

FLIC CASCAVEL BASE ALIENIGINA

FLIC CASCAVEL BASE MÁRIOP CONSIGO M

FLIC CASCAVEL BASE ELETRONICA DA V

FLIC CASCAVEL BASE ALEX

FLIC CASCAVEL BASE MIGUEL

553192_549224148490906_1460762313_n

FLIC CASCAVEL BASE cópia

 IR PARA O FACE – IR PARA O FACE – IR PARA O FACE

CONVÊNIOS E PARCERIAS

Link

XI SEMINÁRIO

 

 INFORME I

 SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA +
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS
NO CONTEXTO  LATINO-AMERICANO

O XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano realizar-se-á nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013, na Unioeste – Campus de CASCAVEL – Paraná, BR – contemplando em sua programação um conjunto de atividades acadêmicas, tais como a realização de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, palestras, apresentações culturais, sessões previstas para o diálogo entre leitores e escritores, lançamentos de livros, periódicos acadêmicos, que realizam a interlocução entre Memória, Literatura e História.O XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano realizado em parceria com a “Academia Cascavelense de Letras” (ACL) e Associação do Docentes Universitários de Cascavel (ADUC), destina-se à comunidade em geral e a membros das Associações ADUC e ACL , à escritores e artistas das regiões de abrangência da Unioeste , escritores e artistas nacionais e internacionais e a docentes e discentes das Licenciaturas em Letras, História, Educação, Filosofia e áreas afins, docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação da área de humanidades, em especial, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de Mestrado e Doutorado da UNIOESTE e de outros Programas de Pós-graduação de Instituições nacionais e estrangeiras e de Associações de interesses comuns, a exemplo da Associação de Artistas Plásticos de Cascavel e Centros de Cultura, a exemplo do Círculo de Cultura Italiana, entre outros. O evento também se destina a professores das Redes de Ensino Públicas e Privadas das regiões de abrangência da Unioeste, em especial aos docentes que estão participando do PDE e do PROFLETRAS. O evento acolhe atividades de intercâmbio entre as Instituições universitárias do Brasil e do Exterior, oportunizando espaços para discussões relacionadas à Literatura, à Memória, à História, à Língua Portuguesa, às Literaturas e Línguas Estrangeiras Modernas, à Pesquisa em Educação e Cultura e espaços para exposições das produções literárias, artísticas e culturais de membros das Associações envolvidas (ADUC, ACL e outras).

Endereço para contato (e-mail do evento): literaturahistoriaememoria@gmail.com

COORDENAÇÃO DO EVENTO:
http://www.seminariolhm.com.br/home/
- Período de envio de resumos das comunicações aos coordenadores dos simpósios: 26/08 a 25/10/2013.
- Inscrições como ouvintes até o dia: 27/11/2013.

VOLTAR AO FACE DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS

PAULO LEMINSKI, O PREFÁCIO

00  leminski

 

Prefácio de próprio punho, do mestre e amigo Paulo Leminski, no meu livro de estréia Incoerências, Pessimismos & Incertezas, Ed. Fonte, Curitiba, 1966.

” Poesia é um exercício de humildade, do cotidiano e de valorização das coisas “pequenas”, que são as que contam. Você sabe dizer do cotidiano, nada espere, em poesia, do que dêle não seja. Você já está na ” 3ª margem do rio.” Leminski.”

RETORNAR AO FACE – RETORNAR AO FACE

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

VERA cópia

Diálogo Possíveis:
[Degustação]

SOBRE MISTÉRIOS

De repente, ela, a misteriosa Senhora começa a dizer de surpresas e mistérios escondidos nas dobras do tempo e de sonhos…

Ouví-la ou ler as palavras que escreve é inspirador. Uma fonte copiosa de poéticas imagens:

– Há qualquer coisa mudando – ainda que vagarosamente – em sua alma. Há uma surpresa escondida nas mangas da camisa do tempo que brinca magicamente com seus sonhos. Ele tem seus mistérios…

Às vezes, sorvo dessa fonte fios condutores para os poemas que faço e guardo sob setenta vezes sete chaves. Outras vezes, fico refletindo sobre a fluidez das palavras e dos mistérios presentes nas entrelinhas do que ela diz.
Não é fácil entender ou desvendar os mistérios do tempo… Na verdade, são mistérios porque a sua essência é permanecer magicamente e sempre mistério…
Algumas pessoas escondem infinitos mistérios na alma… Porque curto mistérios, os vejo com respeito e uma especial devoção…

Por isso, dela prefiro ao invés de decifrar, imaginar as causas aparentes dos seus sorrisos ou das cismas sem mistérios que singram as águas mais razas da sua alma.
Não gosto de ferir a essência das coisas, porque sem a sua essencialidade elas deixariam de ser o que são…

É assim o meu bem querer pela bella parceira de tertúlias e de um sonho literário ganhando forma de concretude.

Antonio de Jesus/Anjes

_____________

Este é um fragmento de um livro em construção a quatro mãos e duas cabeças, por Vera Iana, de Brasília, DF e Antonio de Jesus, Anjes,  de Cascavel, PR

RETORNAR AO FACE – RETORNAR AO FACE