10° ENCONTRO ESTADUAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO PR

CAPA ENCONTRO DAS ACAD cópiaA  ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS promove nos dias 26 e 27 de setembro de 2015,  o 10° Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, no Teatro Municipal de Cascavel +  De 22 a 27 de Setembro, os seguintes eventos paralelos no mesmo local:  IX Primavera das Letras  – 1ª Virada Literária de Cascavel – Parcerias Poéticas XI  – 1ª Expo/Livros de Cascavel (ACL/Livrai-nos) – 4º Encontro Regional dos Escritores (Cascavel e Região) – Cadastro Regional dos Escritores e muito mais.

BOLSHOIO 10° Encontro Estadual das Academias de Letras do Estado do Paraná em Cascavel, acontecerá no Teatro Municipal de Cascavel, dotado de uma das mais modernas infra-estruturas cênicas do Brasil, recentemente inaugurado com o ballet, a suite Dom Quixote, pela Escola Bolshoi Brasil, de Joinville, SC.

A PROGRAMAÇÃO DO 10° ENCONTRO PROPRIAMENTE DITO:

DIA 26/09/2015 (SÁBADO) :

MANHÃ:

08h:00:  ACOLHIDA E INSCRIÇÕES – A partir das 8 horas, com a recepção, acolhida dos encontristas e inscrição das Academias participantes e seus membros credenciados.

9h;00′: ABERTURA SOLENE DO ENCONTRO – Início do Evento propriamente dito. Abertura Oficial, no espaço da Nave Principal do Teatro Municipal de Cascavel, com a presença dos acadêmicos representantes das Academias do Estado do Paraná e entidades literárias congêneres, autoridades e convidados especiais, dando início aos trabalhos do 10° Encontro.

10h:15′: PALESTRA PRÓ-MEMÓRIA – Palestrante, professor doutor Vander Piaia, docente da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, sobre a história da colonização do Oeste do Paraná, com destaque para a historicidade da fundação de Cascavel, objeto da sua tese de doutorado e livro editado. Após a exposição, haverá breve momento para intervenções dos presentes.

11h10:  FOTOS OFICIAIS DO ENCONTRO

11h:20: INTERVALO/ COFFEE BREAK 

11h35: MOMENTO DAS ACADEMIAS I – Início da interação inter-academias, com a explicitação detalhada da programação, avisos, comunicações, encaminhamentos, inscrições, escolha dos expositores e relatores, para três breves momentos destinados ao debate dos principais assuntos-pauta do Encontro, com destaque para os temas: a) Da importância dos Encontros Estaduais de Academias de Letras; b) Da Importância e Desafios do Movimento Acadêmico; c) Cultura e Política. (Pede-se reflexão prévia sobre esses temas aos participantes, desde já.)

12h:30′: ALMOÇO 

TARDE:

14h:15: MOMENTO DAS ACADEMIAS II  – Exposição e debate sobre os temas referidos no MOMENTO I.

15h:00′: INTERVALO/ COFFEE BREAK

15h:45′: MOMENTO DAS ACADEMIAS III – Continuidade das Exposições e debates sobre os temas propostos e suas conclusões.

17h:45′: INTERVALO (HOTEL) – Preparação para a programação da noite:

NOITE:

19h:30: MOMENTO ARTÍSTICO – Momento artístico do FESTIVAL DE DANÇA, nave principal do Teatro Municipal de Cascavel, tendo como convidados especiais os participantes do Encontro, autoridades e convidados + convites estendidos aos expectadores do Festival.

21h:30′: JANTAR SOLENE  – Jantar de gala e breve sarau do Encontro, no Hotel Copas Verdes, com os acadêmicos, associados especiais, autoridades e convidados. Trajes: Convidados: esporte fino completo. Acadêmicos e Associados Especiais: esporte fino completo+pelerine.

10. ENCERAMENTO DAS ATIVIDADES DO SÁBADO. – ??h:00 –

DIA 27/09/2015 (DOMINGO)

MANHÃ:

08h:00′: REINÍCIO DAS ATIVIDADES DO ENCONTRO: 

2. VISITA GUIADA ÀS ATRAÇÕES PARALELAS DO ENCONTRO:
2.1
. Parcerias Poéticas XI ( Poemas Ilustrados)
2.2. Expo/Livros, exposição de livros de autores locais, regionais e convidados. Venda e escambo (troca de livros entre os autores presentes).
2.3. Lançamentos de livros (novos não lançados ainda) com autores locais, convidados e/ou autores visitantes inscritos previamente.

09h:00′: MOMENTO IV DAS ACADEMIAS – Assuntos gerais – Próximo Encontro – Depoimentos – Carta de Cascavel.

10h:30; INTERVALO’ – COFFE BREAK

11h:00: VISITA Á SEDE DA ACL – a) Inauguração da foto do Acadêmico Benemérito da ACL, FRANCISCO FILIPAK, da Academia Paranaense de Letras, in memoriam. b) Visita à Biblioteca e da Editora OCL/EDIGRAF.

11:45: MOMENTO DA ASSOCIAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO ESTADO DO PARANÁ – Eleição da Segunda Diretoria.

12:30′: ALMOÇO E ENCERRAMENTO DO ENCONTRO.

VOLTAR AO FACE – VOLTAR AO FACE – VOLTAR AO FACE

ACL/ANO 10 – BOLETIM DE NOTÍCIAS EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
A REALIZAR-SE NO DIA 07-05-2015 – 19:00 HORAS NA SEDE DE ACL 
RUA SOUZA NAVES, 2849 – CASCAVEL-PR 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 07-05-2015

——————————————————————————————————————-

IR PARA O FACE DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS

PARCERIAS POÉTICAS IX

PRIMAVERADAS LETRAS 2014: PARCERIAS POÉTICAS IX – (NEW)

MINI BANNER PARCERIAS IX

SOBRE O EVENTO PARCERIAS POÉTICAS IX 

Parcerias Poéticas, é um projeto do calendário permanente da Academia Cascavelense de Letras, que foi adotado e inserido no Calendário da Secretaria Municipal da Cultura, via Biblioteca Pública Sandálio dos Santos e MAC – Museu de Arte de Cascavel, desde 2007, com duas versões anuais nos meses de Maio (Maio das Letras) e Setembro (Primavera das Letras), reunindo uma coletânea de 22 poemas ilustrados por vez, no formato A3, expostos em Painéis na Sala Verde aberta à visitação pública, gratuita, nos horário de funcionamento da Biblioteca.

PARCERIAS POÉTICAS IX

Na sua nona versão PARCERIAS POÉTICAS reúne cinco poetas da Academia Cascavelense de Letras, a saber: Antonio de Jesus, Beatriz Dal Molin, Helena Sória, Maria Lucia Kleinhans Pereira e Tere Tavares, com um total de 22 painéis  e 17 poemas ilustrados.

PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA

1. Abertura Oficial da Mostra, no dia 05 de setembro, a partir das 19h:30, na Sala Verde da Biblioteca Pública Sandálio dos Santos, à Rua Paraná, 2786, em Cascavel, PR com a seguinte programação:

1.1. Abertura Oficial.
1.2. Momento Poético, com declamação de poemas pelos autores e convidados.
1.3. Lançamento do livro A LINGUAGEM DOS PÁSSAROS, da escritora e poetisaTere Tavares, editado nacionalmente pela Editora Patuá de São Paulo.
1.4. Apresentação da Coletânea PARCERIAS POÉTICAS 2014, reunindo os poemas ilustrados da mostra em formato impresso (Revista), editado pela Oficina Cascavelense de Livros, departamento de reprografia interno da ACL.
1.5. Coquetel.

A DURAÇÃO DA MOSTRA

A mostra PARCERIAS POÉTICAS IX, estará aberta à visitação pública gratuita, do dia 05 a 30 de setembro de 2014 na Sala Verde, no horário de funcionamento da Biblioteca.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O PROJETO
Mais informações adicionais sobre o Projeto Parcerias Poéticas, pelos telefones
3225-2598 e 3096-5575

MINI BIOGRAFIAS ILUSTRADAS DOS AUTORES DA MOSTRA:

TERE

 

JESUS

 

BIA

HELENA

 

MARIA LUCIA K

 

PS: APROVEITE E VEJA AS DEMAIS SEÇÕES DA PÁGINA DA ACADEMIA E APÓS VISITE TAMBÉM A  PÁGINA DA ACADEMIA NO FACEBOOK CLICANDO NO LINK ABAIXO, EM AZUL:

 PÁG. DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS NO FACE

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

ELEIÇÃO MARIA LUCIA

ELEIÇÕES NA ACL:

A ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS ELEGE
MARIA LUCIA KLEINHANS PEREIRA PRESIDENTE

Por unanimidade de indicações, ontem, dia 04 de dezembro de 2013, às 19h00, na sede da ACL, os membros da Academia Cascavelense de Letras elegeram a acadêmica Maria Lucia Kleinhans Pereira presidente, para o biênio 2014-2015. Maria Lucia é professora, escritora, poeta e animadora social/cultural. O pleito foi marcado, pelo pedido do atual presidente Antonio de Jesus, que concitou os seus pares no sentido da escolha de um nome que representasse uma renovação radical, com objetivos bem definidos para o próximo biênio, com ênfase a consolidação da ACL como um espaço democrático e aberto a novos desafios, dentre outros de ampliar seus quadros e levar a instituição ao encontro das múltiplas comunidades literárias, artístico e culturais de Cascavel. Pedido feito, pedido acatado, a principal entidade de caráter literário de Cascavel elegeu uma nova Diretoria altamente qualificada para a busca dos objetivos propostos pela Academia.

A NOVA DIRETORIA
A nova diretoria eleita para o biênio 2014-2015, restou composta pelos seguintes membros: Presidente: Maria Lúcia K. Pereira; Vice Presidente, Antonio de Jesus; Primeiro Secretário, Marcio Couto; Segundo Secretário Cleiton Costa; Primeiro Tesoureiro, Jaime Fabro; Segundo Tesoureiro, Teresinha Fedato Tavares. CONSELHO FISCAL: Hilmar Adams; Helena Lúcia Z. Sória; Jeferson Luiz Kaibers; SUPLENTES; Altamiro José dos Santos; Bertolino Tenfen e Mário Ferreira de Oliveira.

PROJETOS PRIORITÁRIOS

Finda a votação e proclamado o resultado, pelos presentes, em breve instante de manifestações, foi aprovada uma pauta mínima de objetivos a serem perseguidos pela academia nos próximos dois anos: a) a implantação da Oficina Permanentes de Poesia e b) abertura de inscrições para a inclusão de novos associados especiais e preenchimento, mediante eleições, de pelo menos quatro das oito vagas disponíveis no primeiro ano de atividade que se inicia em primeiro de janeiro próximo. Esse compromisso tem o aval da totalidade dos membros presentes à Assembléia Geral Ordinária de caráter eleitoral.

 IR PARA O FACE – IR PARA O FACE – IR PARA O FACE

EVENTO LITERÁRIO: FLIC CASCAVEL

FESTIVAL DE LITERATURA E ARTE DE CASCAVEL – FLIC
Três dias voltados à literatura, cultura e as artes com a presença de autores, escritores, palestrantes e o público leitor, com destaque para a classe estudantil em todos os níveis.

FLIC CASCAVEL BASE FLIC

 FLIC – FESTIVAL DE LITERATURA E ARTE DE CASCAVEL

Acontece de 21 a 23 de Novembro de 2013 em Cascavel, PR, o primeiro FLIC, festival de Literatura e Artes de Cascavel, com intensa programação de natureza Literárias e Artística, tendo como palcos a Praça Wilson Jofre e o Colégio Eleodoro Ébano Pereira.

Evento da iniciativa do Núcleo Regional de Educação com apoio de diversas instituições de ensino de todos os níveis. Secretarias de Municipais de Educação, e Esportes, Academia Cascavelense de Letras, SESC, Editoras, o ponto de cultura e livraria LIVRAI-NOS, dentre outros. No Colégio Eleodoro, acontecerá uma intensa programação de natureza literária e científica, com oficinas e palestras voltadas para os corpos docentes e discentes, autores, escritores e demais interessados. Nos temas que serão debatidos, dentre outros, a democratização da leitura e a formação de novos leitores. Na praça Wilson Jofre, acontecerão várias atividades culturais e artísticas, com a presença de autores convidados que manterão contato com o público leitor, farão a exposição de suas obras e darão autógrafos aos interessados. Ponto alto na Praça será a exposição e venda de livros dos autores locais e regionais especialmente convidados.

LANÇAMENTOS, EXPOSIÇÃO E VENDA DE LIVROS
DE AUTORES CASCAVELENSES E REGIONAIS

Os autores estarão presentes e manterão contatos com os leitores concedendo autógrafos.

FLIC CASCAVEL BASE MÁRCIO C

FLIC CASCAVEL BASE LUCIA

FLIC CASCAVEL BASE tere ENTRE AS AGUAS

FLIC CASCAVEL BASE meus outros

FLIC CASCAVEL BASE ENCATADOR DE SEMPENTES

FLIC CASCAVEL BASE PARCERIAS P

FLIC CASCAVEL BASE UNIVERSOS P

FLIC CASCAVEL BASE fragmomentos

FOTOS E MEMÓRIAS

FLIC CASCAVEL BASE ALIENIGINA

FLIC CASCAVEL BASE MÁRIOP CONSIGO M

FLIC CASCAVEL BASE ELETRONICA DA V

FLIC CASCAVEL BASE ALEX

FLIC CASCAVEL BASE MIGUEL

553192_549224148490906_1460762313_n

FLIC CASCAVEL BASE cópia

 IR PARA O FACE – IR PARA O FACE – IR PARA O FACE

CONVÊNIOS E PARCERIAS

Link

XI SEMINÁRIO

 

 INFORME I

 SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA +
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS
NO CONTEXTO  LATINO-AMERICANO

O XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano realizar-se-á nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013, na Unioeste – Campus de CASCAVEL – Paraná, BR – contemplando em sua programação um conjunto de atividades acadêmicas, tais como a realização de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, palestras, apresentações culturais, sessões previstas para o diálogo entre leitores e escritores, lançamentos de livros, periódicos acadêmicos, que realizam a interlocução entre Memória, Literatura e História.O XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano realizado em parceria com a “Academia Cascavelense de Letras” (ACL) e Associação do Docentes Universitários de Cascavel (ADUC), destina-se à comunidade em geral e a membros das Associações ADUC e ACL , à escritores e artistas das regiões de abrangência da Unioeste , escritores e artistas nacionais e internacionais e a docentes e discentes das Licenciaturas em Letras, História, Educação, Filosofia e áreas afins, docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação da área de humanidades, em especial, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de Mestrado e Doutorado da UNIOESTE e de outros Programas de Pós-graduação de Instituições nacionais e estrangeiras e de Associações de interesses comuns, a exemplo da Associação de Artistas Plásticos de Cascavel e Centros de Cultura, a exemplo do Círculo de Cultura Italiana, entre outros. O evento também se destina a professores das Redes de Ensino Públicas e Privadas das regiões de abrangência da Unioeste, em especial aos docentes que estão participando do PDE e do PROFLETRAS. O evento acolhe atividades de intercâmbio entre as Instituições universitárias do Brasil e do Exterior, oportunizando espaços para discussões relacionadas à Literatura, à Memória, à História, à Língua Portuguesa, às Literaturas e Línguas Estrangeiras Modernas, à Pesquisa em Educação e Cultura e espaços para exposições das produções literárias, artísticas e culturais de membros das Associações envolvidas (ADUC, ACL e outras).

Endereço para contato (e-mail do evento): literaturahistoriaememoria@gmail.com

COORDENAÇÃO DO EVENTO:
http://www.seminariolhm.com.br/home/
- Período de envio de resumos das comunicações aos coordenadores dos simpósios: 26/08 a 25/10/2013.
- Inscrições como ouvintes até o dia: 27/11/2013.

VOLTAR AO FACE DA ACADEMIA CASCAVELENSE DE LETRAS

PAULO LEMINSKI, O PREFÁCIO

00  leminski

 

Prefácio de próprio punho, do mestre e amigo Paulo Leminski, no meu livro de estréia Incoerências, Pessimismos & Incertezas, Ed. Fonte, Curitiba, 1966.

” Poesia é um exercício de humildade, do cotidiano e de valorização das coisas “pequenas”, que são as que contam. Você sabe dizer do cotidiano, nada espere, em poesia, do que dêle não seja. Você já está na ” 3ª margem do rio.” Leminski.”

RETORNAR AO FACE – RETORNAR AO FACE

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

POESIA:

GENESISB cópia

DIA INTERNACIONAL DA MULHER:
Todo dia é dia para honrar e homenagear as mulheres.

GÊNESIS: E DEUS CRIOU A MULHER

GÊNESIS

Adão, sentindo-se só,
pediu ao Pai, o Criador
alguém por companhia…

– Pai estou tão só
não tenho o que fazer
ninguém pra conversar
está tudo sem graça
a vida está pasmacenta
muito chata, só
mesmice…

– O que queres, enfim, meu filho?
Adão o Primeiro Filho, sabia
exatamente o que lhe faltava:

– ah ! Pai, o ser que eu quero
é bem simples e é complexo,
pois deve encerrar delícias,
que eu não sei bem explicar…

Deus, sorrindo, disse-lhe:
– é isso mesmo o que queres,
não vais depois se arrepender?
és uno, amanhã serás plural,
terás que aprender compartilhar…

Adão respondeu:
– É tudo o que eu quero, meu Pai!

O Criador que sabia de onipotência
e também sabia o que era enfado,
vendo o Filho tão só, teve pena,
e resolveu aperfeiçoar
o melhor da criação…

tocou os olhos do Filho
e ele dormiu sono profundo…
tirou-lhe das costelas, a semelhança,
de si mesmo a consciência
para que o novo ser tivesse
dos seus dons divinos
a essência:
onipresença para estar
em todo lugar,
quando necessário.
doçura para os
momentos difíceis,
intuição, para o outro
entender de pronto,
sabedoria, disponibilidade,
fortaleza para aguentar
os trancos do dia-a-dia…

ao criar tal ser,
com tanto capricho,
adicionou-lhe
tal atributo, e fez mais ainda:

acrescentou-lhe também
a calma e a firmeza
pra garantir o equilíbrio…
por precaução,
adicionou-lhe, tudo
que ao homem faltava
e um quê da própria divindade
porque era-lhe o complemento…

versão revista e melhorada,
seguindo à risca seu melhor projeto,
ao novo ser fez a adição
de um último e oculto atributo:

em lugar muito bem escondido
uma fonte de poder criativo
e por acréscimo, num toque,
a delícia que o Filho lhe falara,
a primícia, o prazer
e a missão de gerar filhos
tornando o homem e a mulher
parceiros na divina obra da criação…

dando a missão por cumprida,
acordou o Primeiro Filho
que então, ainda dormia
e apresentou-lhe
sua obra-prima:

– Eis meu Filho,
tua companheira:
A Mulher !!!

——————–

VOLTAR PARA O FACE – VOLTAR PARA O FACE – VOLTAR PARA O FACE

POESIA

SAUDADE

TUGUIO

 

POESIA:

SAUDADE DE TUGUIO

Conheci Tuguio, a silenciosa senhora
Que nas visitas à família baixava o olhar
Com o respeito das antigas senhoras
Que moravam aqui, mas tinham um quê
De que nunca tinham partido de lá…

Nos seus olhos dava para ver e sentir
As paisagens em seus tons orientais
Pequenos jardins, floridas cerejeiras
E ao longe montes e extintos vulcões
E neve nas bordas escuras das chaminés

Por destino ou acaso me fizeram amigo
Satoro, Marisa e quase invisível, Tuguio
Amizade paciente, muito bem cultivada
Longa, antiga, como bem cuidado bonsai
Tuguio, olhares furtivos de quase devoção

Da cidade distante, pesarosa a saudade
O fado nos reuniu por artimanhas da dor
Na visita à amiga que a distância afastou
Abatida, sofrida, no leito de um hospital
Olhos nos olhos, a Flor do Oriente chorou

Um pedido, de pronto atendido, aceitei
Voluntária e por dever do bem querer
Ser os olhos da família distante, cuidador
Visitar, relatar, anjo consolador da amiga
Foram dias de diálogo sutil, sem palavras…

Mãos nas mãos, olhos nos olhos, silêncio
Um sorriso discreto, uma lágrima rolou

– Tuguio fechou os olhos, adormeceu…
… um pequeno jardim, cerejeiras em flor
os vales e os distantes montes nevados…

Antonio de Jesus/Anjes
Imagem: a.d. google. arquivo.

Palavras chaves: amizade. amor. lembrança.
saudade da velha senhora

VOLTAR AO FACEBOOK – VOLTAR AO FACEBOOK – VOLTAR AO FACEBOOK

MUNDO LITERÁRIO

LIVRO: LANÇAMENTO

arca_frente

LENA JESUS PONTE LANÇA LIVRO DE HAICAIS

Tendo surgido no Japão há séculos, o haicai é o menor poema do mundo, com apenas três versos. Há quem diga já ter visto um haicai escrito num grão de arroz! Além de ser uma das formas mais antigas de poesia, o haicai não tem título nem precisa necessariamente ter rima. Nesta obra, com um ABC dos bichos, a autora constrói haicais ora sobre características físicas dos animais, ora em similaridade poética com as coisas do mundo e dos homens. A autora, com muito talento, domina a arte de fazer haicais como poucos: os textos, além do apurado trabalho métrico, o que lhes confere ritmo e sonoridade, trazem conteúdos de profundidade e reflexão, em uma síntese original e agradável. No final do livro, há um capítulo didático, que ensina a criança leitora sobre os haicais e estimula que escreva seus próprios textos poéticos.

LINK PARA LOJA VIRTUAL DAS PAULINAS

O livro  ARCA ARCA DE HAICAIS, tem edição assinada  pela Edições Paulinas e está sendo vendido nas Livrarias Paulinas, Brasil afora e também na Loja Virtual , ao preço de R$ 16,00 (dezesseis reais).

________________________________________________________________________

VOLTAR PARA O FACEBOOK – VOLTAR PARA O FACEBOOK