NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES

NOITE POÉTICA NO GRUPO SOUESPOETA. DE PORTUGAL
COM O POETA ANTONIO DE JESUS, DE CASCAVEL, PR. BR

DEBATE:
NOITE POÉTICA COM ANTONIO DE JESUS NO GRUPO
SOUESPOETA DE PORTUGAL DIA 19/12 DE 2012 

O evento promovido pelo Grupo Literário/Poético “Souespoeta”, sob a coordenção do poeta português, Carlos Manuel Alves Margarido, aconteceu dia 19 de dezembro de 2012, das 21 às 22 horas (de Brasilia) e 23 às 24 horas (de Portugal).

Foi uma noite poética e tanto, com um seleto grupo de poetas de Portugal e do Brasil. Perguntas interessantes que tentei responder da melhor forma possível, algo em torno de 58 comentários e respectivas respostas, e outro tantos de “curtires”. Abaixo a primeira pergunta da poeta portuguesa Céiu Pina:
Céu Pina – Boa noite meu amigo Anjes Antonio, adoro sua poesia e experiencia em palavras. Pergunto-lhe, o que aconselha a um iniciante poético a perseguir e de que maneira deve proceder?
Curtir (desfazer) · 3

Anjes Antonio: Resposta a amiga Céu Pina: O fazer poético é dom, vontade e muita leitura da teoria poética e, especialmente, de bons poetas de todos os tempos, os antigos e os novos, os clássicos e os modernos. De leitura em leitura, e muito esforço/exercício, a gente começa a libertar o poeta que trazemos em nosso interior.

Achei interessante, transcrever os momentos vividos em mais de uma hora, com as perguntas e respostas entre os poetas presentes, dentre outros, Céiu Pina, Ira Rodrigues, Albrtina Martins, Maria Morais Sa. Angela Almeida (BR), Maria Alice, Joaquim Barbosa, Rolvi Darciso Martini ( da ACL/Cascavel/PR Brasil) e a presença marcante do coordenador/mediandor Carlos Manuel Alves Margarido.

OUTRAS PERGUNTAS, RESPOSTAS E CONSIDERAÇÕES DURANTE O DEBATE.

Ira Rodrigues – Boa noite amigo poeta,,
Curtir (desfazer) · 3
Anjes Antonio – Boa noite, poeta Ira Rodrigues! Prazer em tê-la aqui.
Curtir · 2

Carlos Manuel Alves Margarido (MODERADOR) – Ao ler o amigo, encontro um pensamento meu que a arte não tem critica só o critério de quem a faz concorda ?
Curtir · 1
Anjes Antonio – Concordo plenamente, amigo Carlos Margarido. A obra é do autor e se lhe satisfaz o resultado, a divulga. Entregue ao público, faça este o juízo que fizer, em nada mais altera a essência da obra publicada no que concerne ao seu autor..

Céu Pina – Claro meu amigo tem razão, adoro resposta de quem tem vivencia, outra questão: Qual o é papel de nós poetas na nossa sociedade?
há 14 horas · Curtir · 2
Anjes Antonio – Resposta à poeta Céu Pina: Num tempo de tanta falta de sentimentos, a poesia é o caminho para levar ao coração do outro a beleza da palavra consagrada, dita quase em feitio de oração. Poemas são flores e perfumes para um mundo carente do cultivo das belas artes, dentre elas a poesia e as gentilezas poéticas.
há 14 horas · Curtir · 4
Céu Pina – Claro! Bela resposta meu amigo.
Curtir · 2

Ira Rodrigues – Belíssimo poema. Em que você se inspirou para escrever um tão belo poema?… O  ”Terra em Cio” ?
Curtir · 1
Anjes Antonio – Querida amiga Ira Rodrigues: O poema Terra em Cio, nasceu da observação da presença feminina nas páginas da internet, com um vigor e liberdade bem superior do que a da presença dos integrantes do sexo masculino. Seja nos textos, seja nas ilustrações, elas são mais ousadas e acabam sendo as grandes atrações nas páginas na internet, do Face, inclusive.
Curtir · 2
Ira Rodrigues – Obrigada amigo, percebe-se ter uma alma poética cheia de encantos o que resulta em belos trabalhos… Não o conhecia, a partir de hoje serei uma fã numero um, amo poesias desse tipo,, parabéns!..
Curtir · 2

Céu Pina – Amigo já se emocionou com um poema seu?…
há 14 horas · Curtir
Anjes Antonio – Querida amiga Céu Pina: Já e muito! Cada poema que se completa é uma nova emoção. Alguns, tocam tanto o coração do poeta de tal sorte que, não raro, ele acaba caindo em  lágrimas…
Curtir (desfazer) · 3

Rolvi Darciso Martini – Quando e onde foi escrito o poema?
Curtir · 1
Anjes Antonio – Caro Rolvi: Esse poema foi criado em 2006. Publicado inicialmente no provedor Terra, na minha página “Freeway” 1 e, logo em seguida, no meu livro, Universos Poéticos, que teve a sua diagramação, capa e ilustrações, como exímio artista gráfico que você é. Obrigado por estar presente neste debate!
1.  ( http://fotolog.terra.com.br/freeway )
Curtir · 2

Albertina Martins – Boa noite, poeta Anjes António, diz no seu poema “descubro surpreso as mulheres versejam mais!… acha mesmo?
há 14 horas · Curtir · 3
Anjes Antonio – Caríssima poeta Albertina Martins: creio piamente nisso, porque essa é uma realidade inquestionável. As mulheres são maioria nas páginas da internet e, também as que versejam mais e com maior liberdade criativa. Dentre a grande maioria, há um bom número de poetas que se destacam pela qualidade da sua poesia.

Maria Morais de Sa – Boa noite poeta! Gostei de ler este seu poema e dele entendo que realmente este meio de comunicação veio incentivar muita gente em escrever para desabafo ou para alguém ler! Pois entendo que realmente muitos devaneios que passam pela net revelam pessoas com talento ou nem tanto! Pessoas que nunca publicaram um livro e outras já de renome! Neste poema quis dizer que agora qualquer um faz poemas? E poesia?
Curtir (desfazer) · 3
Anjes Antonio – Querida Maria Morais de Sá: A internet democratizou a liberdade de expressão. Homens e mulheres, sentiram-se à vontade para dizerem em proza ou verso dos seus sentimentos interiores. Uns com engenho e arte, outros na simplicidade dos que anseiam o sonho da poesia. Nem todos tem a maestria dos grande poetas e poetisas. Mas têm sim a liberdade de dizer, de sonhar. Na verdade, o verso é livre e o que não é obra de arte, tem em seu socorro o selo da “licença poética”. Há espaço para todos, afinal, o sentir e o dizer são dons comuns ao gênero humano, para os que são cultos ou não.
Curtir · 4

Angela Almeida – Vejo em seus poemas um pouco do sagrado e do profano, num ir e vir … “um alimentando o outro”
Curtir · 1
Anjes Antonio – Amiga Angela: O ser humano carrega dntro de si o divino e o profano. Por herança, a sublimidade que vem da semelhança com Aquele que nos criou. Por escolha, o profano, decorrente da natureza humana, que é carne, sujeita às tentações que atormentaram as figuras bíblicas de Adão e Eva.
Angela Almeida – Fazendo comutação…” vc vive realmente essa dualidade em uma guerra interior?
Curtir · 1
Anjes Antonio – Amiga Angela: A poesia passeia muito pelas dualidades. Por vezes o poeta canta a alegria, noutras as dores decorrentes das realidades humanas, especialmente das artimanhas do amor.
Curtir · 3

Maria Alice – Boa noite poetas e poetisas. “ São poemas sentidos, fingidos, fluidos das sensações vividas ou não…” Sentidos ou fingidos brincar com poesia sim mas, com sentimentos nunca. Os sentimentos não veem de um circo, vem do coração
Curtir (desfazer) · 4
Anjes Antonio – Verdade, amiga Maria Alice: O sentimento é algo sagrado que, como disse o célebre poeta brasileiro Tasso da Silveira, nasce das grandes explosões interiores, especialmente do coração, para se tramsformarem e obras de arte.
Curtir · 4
Maria Alice – Eu penso assim e assim faço a poesia a meu jeito. Errada até posso estar mas, é o meu jeito de ser.
Curtir · 5
Angela Almeida – Claro Maria Alice, como vamos burilar e tecer as palavras e os versos sem nos determinarmos a escrever, não é mesmo? Sempre terá de haver um ponto de início… E essa determinação é o momento de sublimar… por isso concordo com você!
Curtir · 2
Maria Alice – É loucura minha mas o meu primeiro poema foi em cima de um cavalo quando amei galopar desenfreadamente e pensei em poesia amei e nunca mais larguei. Dái vem os versos ao negro que era o cavalo
Curtir · 4

Joaquim Barbosa – Boa noite, obrigado por ter vindo ao nosso seio, também entendo que o que se escreve é sentido e com emoção. O amigo já escreve desde quando?
Curtir · 4
Anjes Antonio – Caro Joaquim Barbosa: Desde cedo, ainda no curso ginasial, lia muito poesia e já rabiscava os meus primeiros versos. O amor pela poesia, não arrefeceu nunca e evoluiu para o que hoje chamdo de meus versos tortos de um poeta canhestro.
Curtir · 3

Carlos Manuel Alves Margarido – O papel é o espelho do poeta o poema são varias almas que nos fundem. Podemos ser amadores escritores mas no fundo somos um sentimento, algo que nos fala e quer escrever é este o seu pensamento?
Curtir · 3
Carlos Manuel Alves Margarido –Ou o que sente quando escreve ?
Curtir · 1
Anjes Antonio – Meu caro e especial amigo Carlos Margarido: quando escrevo, sinto um intenso prazer, especialmente quando as palavras se arrumam, (re) arrumam e passam a brincar soltas quais meninas a cirandar… A felicidade aumenta e se completa quando o poema se completa num belo fecho de ouro.
Curtir · 2

Ira Rodrigues – Amigo fiquei encantada com a qualidade do teu poema.. beijinhos boa noite e boa sorte amigo…
Curtir · 1
Anjes Antonio – Obrigado pela presença, amiga Ira Rodrigues!
Curtir · 1

Maria Alice – Pergunta: Ver o mundo tudo que nos rodeia dá-lhe inspiração ou só aqui o Face, poeta Anjes Antonio?
Curtir · 2
Anjes Antonio – Querida amiga Maria Alice: Sou alguém que vive a vida poeticamente, mesmo nos momentos de dificuldade. Vejo em tudo e de tudo extraio a poesia que o Criador nos emprestou. O Face é apenas um dos meios para compartilhar. Gosto de declamar. Gosto de publicar livros (sou um modesto editor de livros, que adora partejar livros alheios e os meus). Ainda hoje eu e meu ajudante nessa tarefa, acabamos de imprimir um livro que amanhã vai para o acabamento.
Curtir · 3

AS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Angela Almeida – Então, parabéns pela sua participação, boa noite e muita sorte e felicidades pra vc. Sua poesia é especial.
Curtir (desfazer) · 3
Anjes Antonio – Obrigado, Ângela, amiga especial! Eu é que lhe agradeço por ter vindo participar desse momento ímpar da minha vida, compartilhado com pessoas tão extraordinárias. Esse dia vai permanecer para sempre na minha memória!
Curtir · 2

Maria Morais de Sa – Lhe agradeço a resposta e tudo de bom! Uma boa noite! Feliz Natal e um próspero ano de 2013!
Curtir · 2

Carlos Manuel Alves Margarido – Quero lhe agradecer por ter aceito o convite. Foi uma honra poder dispor da sua simpatia e dos seus comentários poeta amigo, Anjes Antonio. Desejo a todos uma óptima noite. Este grupo é nosso, dos poetas, todos merecemos a nossa noite. Eu tenho convidado os poetas ao acaso. Desde já estou ao dispor para fazer as suas noites de poesia. Disponham todos os poetas. Abraço, souespoeta.
Curtir · 2

Céu Pina – Cada dia oferece a possibilidade de novas conquistas. Agradeço ao poeta amigo Anjes Antonio por tão bela noite e a todos que partIciparam neste belo momento, uma boa noite.
Curtir · 1

Maria Alice – Poetas e poetisas a todos uma boa noite e comecem a sonhar com o Menino de Cabelos Dourados, para este ano os poetas e poetizas terem mais inspiração. É nele que nos reflectimos em Jesus de Nazaré. Espero lê-lo e vou atrás não me esquecerei.
há 13 horas · Curtir · 2

Angela Almeida – Querido amigo Carlos Margarido, essa ideia de criar esta página foi sensacional, e estes debates são maravilhosos. Parabéns, Boa Noite e muitas felicidades pra vc neste novo ano! Feliz Natal e prosperidade em 2013!
Curtir · 1

Maria Alice – Adoro esta parte em que todos fazemos comentários. Perdoem-me o meu analfabetismo a vossa beira me sinto muito pequena obrigada a todos.
Curtir · 3

Anjes Antonio – Meus amigos todos: o coração deste poeta agradece a honra e o privilégio desta noite magistral, na companhia de tão ilustres pessoas. Aproveito, desde já, para desejar a cada um e a todos os membros deste seleto grupo e seus familiares um belo e santo Natal. Que o Deus Menino ilumine as nossas vidas! Boa noite!
há 13 horas · Curtir · 2

Maria Alice – Um feliz Natal para si também e família e o Brasil inteiro tenha paz e alegria que sempre teve.
há 13 horas · Curtir · 2

Céu Pina – Façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal, renascendo continuamente em amor e fraternidade. Natal, noite de alegria, canções, festejos, bonança. Que seu coração floresça em amor e esperança! Natal! Feliz natal meu amigo abraços
Curtir · 1

Maria Alice – Souespoeta não é para um dia: é para sempre em Harmonia, em amor á poesia. Volte mais vezes, estaremos aqui.
Curtir (desfazer) · 3
Maria Alice – boa noite
Curtir · 2

Anjes Antonio – Um agradecimento especial ao promotor e coordenador desta noite Carlos Manuel Alves Margarido.
Curtir · 3

PARA SABER MAIS:
POEMA EM DEBATE:………….TERRA EM CIO.
REFERENCIAS:………………….O POEMA  E CONSIDERAÇÕES DE PÉ DE PÁGINA.  

                                                 http://acletras.com.br/?p=391

PARA VOLTAR AO FACE – PARA VOLTAR AO FACE – PARA VOLTAR AO FACE

2 ideias sobre “NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES

  1. Não pretendo fazer nenhum comentário. Quero apenas fazer um pedido: gostaria que me informassem, se possível, qual a forma de contactar com o poeta brasileiro (Fortaleza-CE) Valdir Raimundo Santiago. Os meus sinceros agradecimentos.

    • Meu querido amigo: lamento informá-lo não ter essa informação disponível. Sugiro que vc digite o nome dele no Google. Possivelmente obterá a informação desejada, Um baraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>